Há tempos que acredito nesse vôo: 275 Km com esse trecho final (após o parque eólico na serra após bonito) perfeito pro planeio final, pousos em todos os lugares e ainda intercepta um asfalto "leste-oeste" (que vem de Canarana). A intenção era bater tanto o goal declarado quanto e o recorde baiano... Mas não tem problema, dias perfeitos (quase também servem) ainda virão. Dá pra encaixar 300 Km na Bahia sem os "perigos" (rsrsrs) da rota da BR-242! Vou fazer o relato o relato do vôo depois pra vê se vocês se animam a voltar a voar em ST, cadê a galera do Rio que não aparece mais aqui? Fabinho, Manoelzinho?
Há algum tempo venho apostando nessa rota de vôo, uma rota para quem deseja voar mais de 200 Km na Bahia sem ter que encarar o trecho dos 20 Km entre o aeroporto de Tanquinho ao pouso do morro do Pai Inácio (uma bela subida, que é o sonho de todo voador da Bahia, mas que é também uma bela roubada). Além dos trechos complicados da BR-242 após o Pai Inácio.
Deve ser escolhido em dias de vento ESE ou SE preferencialmente.
A reta perfeita passa:
- Em cima/esquerda da cordilheira da serra do leão
- Sobre a pedra de Itaberaba (após a Vila São Vicente)
- À esquerda da rampa de Ruy Barbosa
- Entre os vilarejos de Riacho Dantas e Paraíso de Utinga
- Um pouco à esquerda de Utinga
- À esquerda de Riachão do Utinga e Bonito
- Cruza-se duas rodovias e intercepta-se a terceira em Barro Alto, que é o local mais baixo da região, por onde corre o rio jacaré.
Ao se passar da pedra de Itaberaba [60 Km] (após a Vila São Vicente, um pouco longe de Itaberaba) para Ruy Barbosa, rapidamente se encontra a rodovia (BA-233) que liga Itaberaba a Ipirá.
Da BA-233 até a serra do distrito de Alagoas (distrito de Ruy Barbosa) são cerca de 30 Km, com bastante pouso (mas atenção para verde escuro rasteiro pois há muitas plantações de abacaxi na região) mas de acesso complicado para o resgate.
Com mais 20 Km você estará na Serra do Orobó, onde está a rampa de vôo de Ruy Barbosa [110 Km], onde em dias com vento você pode chegar baixo e “redecolar” no lift da serra, há um pouso oficial muito bom (em subida) à esquerda da serra, próximo à cidade. Há um aeroporto, quase sem movimento, na saída de Ruy Barbosa.
Após a Serra do Orobó, se o dia estiver bom mantenha o vôo pela esquerda da rodovia (BA-046), você deve passar à esquerda de Riacho Dantas e um pouco à direita de Paraíso, mantenha a proa de Utinga.
A subida de Utinga [180 Km] para Bonito [200 Km] é um trecho a ter cautela, o terreno sobe cerca de 500 m (a média de altitude em Bonito é de 1020m), apesar de desviar um pouco da rota é interessante subir sobre a rodovia, são 20 Km com bastante pousos margeando a rodovia.
A travessia da serra onde está o parque eólico deve ser feita com cuidado, prefiro abrir à direita da rota (quase em direção a Arizona) pois lá há pouso bem no pé da serra, e o resgate pode ir pegá-lo bastando seguir para Cafarnaum.
Após a travessia do parque eólico [230 Km] o terreno descerá 200m e você estará voando num belo planalto de terra vermelha (na mesma configuração de Jacobina, após a serra do Tombador – chapada norte) em que haverão pousos em todos os lugares
Nesse planalto, o terreno descerá 100 m suavemente até o rio jacaré onde se encontra Barro Alto. Serão 275 Km de vôo!
Se continuar voando, ao interceptar a rodovia que liga Ibipeba a Barra do Mendes terá 290 Km, é possível voar os 300 Km e pousar antes do terreno começar a ficar acidentado.
Há possibilidades de abrir a rota para a direita, para Cafarnaum [235 Km] e Irecê [295 Km].
Parabéns Jacques, vamos homologar esse recorde sul americano! Vou botar pilha no pessoal (Fabinho, Manuelzinho e Ronaldo) para irmos defender o recorde do Fabinho! Hehehehehe!!!!
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Jacques, o recorde baiano ainda é o voo de 281 kms do Fabinho Nunes em 2009? Parabéns, você tá quase lá!!!
Dei mole Comandante! Eu achava que era 265 Km, mas parece que é o de Gerundo que é 265...
http://xcbrasil.com.br/flight/20347
Há tempos que acredito nesse vôo: 275 Km com esse trecho final (após o parque eólico na serra após bonito) perfeito pro planeio final, pousos em todos os lugares e ainda intercepta um asfalto "leste-oeste" (que vem de Canarana). A intenção era bater tanto o goal declarado quanto e o recorde baiano... Mas não tem problema, dias perfeitos (quase também servem) ainda virão. Dá pra encaixar 300 Km na Bahia sem os "perigos" (rsrsrs) da rota da BR-242! Vou fazer o relato o relato do vôo depois pra vê se vocês se animam a voltar a voar em ST, cadê a galera do Rio que não aparece mais aqui? Fabinho, Manoelzinho?
Relato do vôo de 21/02/2016
Há algum tempo venho apostando nessa rota de vôo, uma rota para quem deseja voar mais de 200 Km na Bahia sem ter que encarar o trecho dos 20 Km entre o aeroporto de Tanquinho ao pouso do morro do Pai Inácio (uma bela subida, que é o sonho de todo voador da Bahia, mas que é também uma bela roubada). Além dos trechos complicados da BR-242 após o Pai Inácio.
Deve ser escolhido em dias de vento ESE ou SE preferencialmente.
A reta perfeita passa:
- Em cima/esquerda da cordilheira da serra do leão
- Sobre a pedra de Itaberaba (após a Vila São Vicente)
- À esquerda da rampa de Ruy Barbosa
- Entre os vilarejos de Riacho Dantas e Paraíso de Utinga
- Um pouco à esquerda de Utinga
- À esquerda de Riachão do Utinga e Bonito
- Cruza-se duas rodovias e intercepta-se a terceira em Barro Alto, que é o local mais baixo da região, por onde corre o rio jacaré.
Ao se passar da pedra de Itaberaba [60 Km] (após a Vila São Vicente, um pouco longe de Itaberaba) para Ruy Barbosa, rapidamente se encontra a rodovia (BA-233) que liga Itaberaba a Ipirá.
Da BA-233 até a serra do distrito de Alagoas (distrito de Ruy Barbosa) são cerca de 30 Km, com bastante pouso (mas atenção para verde escuro rasteiro pois há muitas plantações de abacaxi na região) mas de acesso complicado para o resgate.
Com mais 20 Km você estará na Serra do Orobó, onde está a rampa de vôo de Ruy Barbosa [110 Km], onde em dias com vento você pode chegar baixo e “redecolar” no lift da serra, há um pouso oficial muito bom (em subida) à esquerda da serra, próximo à cidade. Há um aeroporto, quase sem movimento, na saída de Ruy Barbosa.
Após a Serra do Orobó, se o dia estiver bom mantenha o vôo pela esquerda da rodovia (BA-046), você deve passar à esquerda de Riacho Dantas e um pouco à direita de Paraíso, mantenha a proa de Utinga.
A subida de Utinga [180 Km] para Bonito [200 Km] é um trecho a ter cautela, o terreno sobe cerca de 500 m (a média de altitude em Bonito é de 1020m), apesar de desviar um pouco da rota é interessante subir sobre a rodovia, são 20 Km com bastante pousos margeando a rodovia.
A travessia da serra onde está o parque eólico deve ser feita com cuidado, prefiro abrir à direita da rota (quase em direção a Arizona) pois lá há pouso bem no pé da serra, e o resgate pode ir pegá-lo bastando seguir para Cafarnaum.
Após a travessia do parque eólico [230 Km] o terreno descerá 200m e você estará voando num belo planalto de terra vermelha (na mesma configuração de Jacobina, após a serra do Tombador – chapada norte) em que haverão pousos em todos os lugares
Nesse planalto, o terreno descerá 100 m suavemente até o rio jacaré onde se encontra Barro Alto. Serão 275 Km de vôo!
Se continuar voando, ao interceptar a rodovia que liga Ibipeba a Barra do Mendes terá 290 Km, é possível voar os 300 Km e pousar antes do terreno começar a ficar acidentado.
Há possibilidades de abrir a rota para a direita, para Cafarnaum [235 Km] e Irecê [295 Km].
Bons vôos: Vamos explorar a rota!!!
Parabéns Jacques, vamos homologar esse recorde sul americano! Vou botar pilha no pessoal (Fabinho, Manuelzinho e Ronaldo) para irmos defender o recorde do Fabinho! Hehehehehe!!!!