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VooSolo #23, curso básico nível 1, com decolagem instruída pelo mestre Ruy Marra

23. 26/09/22 12:10 5,2km(1,6km) - 11min - TopSpeedSolo 47km/h (Vento SSW Intensidade Moderada. 26ºC.  Nebulosidade com Cumulus Altos. Pressão Atmosférica 1.019hPa). Análise de pouso positiva com bandeiras e birutas simétricas, mar sem carneirinhos. Na rampa, fitinhas simétricas e intensidade do vento moderada, vestir o capacete, checagem do reserva e colocação apropriada da selete(perneiras primeiro, depois ventral). Ativar 3 aparelhos eletrônicos: no celular, o aplicativo FlySyHi para registro de voo; no relógio, para mapa GPS; na câmera GoPro, para filmagens. Plano de voo consiste em 3 partes: 1.decolagem: centro da vela, andando rápido, sentindo a vela no peito, olhando pelos lados, tomada de decisão; 2.voo: se afastar do relevo, se ajeitar na selete, pilotagem ativa, por estar SW a reta é para o meio da praia(a direita do prédio Franklin Sampaio), 360’s na beira do mar;  3.pouso: observação das birutas, aproximação em S perdendo altura, alinhar na faixa de areia, deixar ganhar velocidade, flare a uns 3m, stol total tocando o pé na areia, inverter e controlar para a descida do velame. Ao sair da rampa passei por uma térmica que me fez pendular e precisei acionar os freios o suficiente para não deixar a vela passar muito. Após essa balançada, o voo foi todo muito liso! Pude observar a casa do meu amigo Ricardo Maia, onde estive, sábado, no chá de seus bebês gêmeos. Cheguei na praia com 405m de altitude, fiz dois 360 para esquerda, depois outros dois para a direita e mais um para esquerda, todos com bom padrão nos círculos, assim como nas curvas dos S na aproximação. Gostei do meu pouso, me ajeitei de pé com boa altura, tinha uma longa extensão de areia onde consegui manter uma linha reta, a velocidade no flare rente a areia, toque suave na areia! Voo bem sucedido: divertido e com segurança! Acompanhei o pouso do Lucas, subimos novamente na rampa mas já estava com bandeira amarela de ventos muito inconstantes, fitinhas balançando para todos os lados e uma chuva que já estava no Recreio vindo pra cá: nem tiramos os equipamentos do carro, valeu pela experiência da análise das condições na rampa e para o anúncio de um novo capítulo no curso: Hike&Fly, onde vamos treinar bastante no gramado a decolagem invertida com ventos fortes e laterais, para ganhar domínio no controle da vela para decolagens em rampas mais naturais. Resenha: vamos fazer embaixadinha com o parapente!

BrasilFelipe Metz Souto Maior @ 2022-09-26 20:31:03 GMT Idioma Translate   
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