07/01/24 12:11 - 77,3km(1,6km) - 2h26min - 721m - TopSpeedSolo 63km/h (Vento SE Intensidade Moderada 33ºC. Nebulosidade com Cumulus. Pressão Atmosférica 1.014hPa). Vento na praia alinhado de SE constante moderado, mar liso, poucas nuvens acima das montanhas. na rampa com minha esposa, filha e amigos Sabrina, Luis e Olivia. Na preparação na mega rampa, conferindo as linhas um piloto de duplo me ajudou no varal mas com uma certa atitude, bateu uma rajada e o bordo de fuga subiu e deu uma pequena embrulhada, conferido novamente. Fiscal de rampa Cristiano fez a checagem dos equipamentos, refinou a conexão do acelerador, afastou as linhas dos freios. Me posicionei no centro da vela, vento de frente, andando rápido com o peso no peito, a vela subiu, travei o avanço e… uma gravata na ponta da asa esquerda. Primeiro joguei meu corpo mais pra direita e fiquei controlando o freio oposto a gravata e pilotando em direção a praia. Então dei algumas batocadas pra tentar desfazer e busquei o tirante A de orelha, dei algumas boas puxadas pra desfazer, até que fiz um pouquinho maior a orelha e desfez uma parte, mais uma puxada e a gravata se desfez, dei um grito de alegria e comecei a me divertir no voo, voltei pra rampa e fiquei por ali ganhando e ganhando. Muitas asas deltas e parapentes dividindo o céu, com muita atenção fui fazendo meu trajeto. Fiquei mais alto que a Agulinha e me desloquei pra tentar o lift no Crocaine mas comecei a afundar no vale, pensei em rotor e resolvi voltar para onde estava ganhando. Fui me aproximando da Bonita até que em um momento consegui ganhar e dar uma alô pra galera na pedra. Parti pra Pedra da Gávea e fiquei explorando a face sudeste, ganhava mas não cheguei a subir tanto, fui até a praia e voltei pra Gávea onde ganhei bastante o suficiente que consegui retornar pra rampa e ganhar a Agulinha novamente, fiquei por ali de novo um bom tempo, em um momento mais afastado da rampa encontrei uma térmica onde girei ganhando e subi com outros 2 parapente na minha frente que tiraram para o crocaine, eu fui indo atrás deles até que, de novo, senti afundar, pensei em rotor e volteio pra rampa onde estava garantido o colchão de ar. Voltei pra Gávea e fiz uns 8s por ali até ir para o lift do túnel e ficar treinando ir pra praia e voltar para o lift. Treinei usar o acelerador, sentindo o angulo de ataque diminuir e olhando a velocidade aumentar no relógio. Também treinei uma orelha, discreta e rápida. Observei o pouso de um piloto, derivando na aproximação. me afastei um pouco do túnel e comecei a fazer uns 8s perdendo altitude, decidi por pousar na areia para não ter problema de varar o gramado. Pousei tranquilo, flare e stall suave. Dida dobrou o equipamento. E fui curtir uma praia em família e amigos! Até aqui meu recorde de permanência! Muito feliz e grato pelo voo.
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Voo Solol #90